21.3.13

Merkel defende solução da União Europeia para Chipre

in Diário de Notícias

A chanceler alemã Angela Merkel defendeu hoje a necessidade de se encontrar uma solução para a crise no Chipre no quadro dos países da zona euro, após o Parlamento cipriota ter recusado as condições do plano de resgate proposto pela tróica.

Angela Merkel considerou um"dever" para os países da zona euro encontrarem uma solução para a crise em Chipre, tanto mais que o país integra o eurogrupo. "O Chipre é nosso parceiro na zona euro e, por isso, é nosso dever encontrar em conjunto uma solução", afirmou a chanceler em Berlim, após uma reunião do Governo alemão.

"Vamos agora analisar as propostas feitas pelo Governo cipriota à tróica (FMI-BCE e UE)", disse Merkel, recordando que o eurogrupo recuou na intenção de cobrar uma taxa sobre os depósitos inferiores a cem mil euros nos bancos cipriotas, ao contrário da proposta inicial que previa a aplicação de taxas sobre todos os depósitos, independentemente do seu montante.

Merkel sublinhou que "é importante, em termos políticos, o Chipre tenha no futuro um setor bancário seguro", disse a chanceler, sublinhando ser fundamental que a banca cipriota "contribua para tornar a dívida sustentável"