25.3.13

"Tantinho daqui, tantinho de acolá, vai-se ajuntando, não é?"

Olímpia Mairos, em Montalegre, in RR

Por decisão do Governo, quem recebe pensão acima dos 293 euros vai ter de entregar o modelo 3 do IRS. Em Meixide, os reformados não sabem como preencher os papéis, mas não lhes falta boa vontade para pagarem os impostos.

Os pensionistas que em 2012 receberam uma reforma mensal superior a 293 euros vão ter de entregar a declaração de rendimentos este ano. Se até aqui apenas se exigia a entrega do modelo 3 do IRS a reformas acima dos 428 euros brutos por mês, a partir deste ano todos serão chamados a fazer a entrega. Em Meixide, no concelho de Montalegre, os reformados não sabem como preencher os papéis, mas não lhes falta boa vontade para pagarem os impostos.

Marcelina Paulo tem 83 anos. É a primeira vez que vai entregar o modelo 3 do IRS. Mas não sabe preencher os papéis.
- “Sei lá alguma coisa disso! Eu não sei como é que se faz.”
- “E então, como é que vai fazer?”
- “Vou lá, onde é que mos façam, pois. É o remédio que tenho. Como fazem as outras pessoas. Não é?! Agora eu não sei, não posso fazer aquilo que não sei. Se soubesse, fazia-o num instante, mas não sei. Oh! Valha-me Deus!.”

O mesmo acontece a Joaquim Flores, de 62 anos, e a Otília de Fátima, de 72.
- “Eu não estou bem informado como é que vai correr isso. Espero, espero uma informação.”
- “Vai ter que pedir ajuda?”
- “Vou ter que pedir ajuda, com certeza!”
-“Eu não sei preencher os papéis. É a minha filha.”

Teresa Monteiro tem 73 anos e teve de pagar para que lhe preencham os impressos: “Paguei sete euros, tive que pagar sete euros para que me enchessem os papéis”, conta à Renascença.

A entrega do modelo 3 do IRS é um verdadeiro quebra-cabeças para os reformados de Meixide, no concelho de Montalegre. Dina Santos, jovem da aldeia, está disposta a ajudar: “Tenho ajudado os meus tios. Comprei os impressos, agora estou a preencher e, depois, vou entregar eu nas finanças”.
- “Vai continuar a ajudar?”
- “Sim, neste momento só estou a ajudar duas ou três pessoas. Se entretanto alguém precisar, e se eu tiver disponibilidade, não me importo de preencher.”

Mas, se os mais velhos têm dificuldade em preencher os papéis, o mesmo não se pode dizer da boa vontade em pagar os impostos. “Para Portugal ir mais para a frente, pois damos cada um tantinho. Eu sei que não tenho e que sou pobre e tudo, mas, também pronto, tantinho daqui, tantinho de acolá, vai-se ajuntando, não é?!”.

“É mais uma ajuda para Portugal ficar mais engrandecido.”