27.3.13

Ação de Sensibilização em Gondomar sobre intervenção com a Comunidade Cigana

Por Virginia Galvan, in Local.pt

O Pelouro de Ação Social da Câmara Municipal de Gondomar e a Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Gondomar promoveram uma Ação de Sensibilização sobre intervenção com a Comunidade Cigana.

A iniciativa, dinamizada pela Rede Europeia Anti-Pobreza (Núcleo Norte), tinha por objetivo promover o conhecimento das comunidades ciganas junto dos agentes de intervenção social. Participaram, nesta ação, cerca de sete dezenas de técnicos de diferentes áreas da Rede Social do Município de Gondomar.

Fernando Paulo, Vereador do Pelouro da Ação Social da Câmara de Gondomar, salientou, na sessão de abertura deste encontro, “a importância deste tipo de ações, com o objetivo de dar a conhecer a cultura e as características das comunidades ciganas, promovendo a melhoria da intervenção” e, também, como “forma de combate às exclusões e de se promover uma efetiva integração social”.

Esta ação de sensibilização contou com as colaborações de Maria José Vicente (técnica da EAPN – Rede Europeia Anti-Pobreza), João Seabra (mediador da Comunidade Cigana) e de Otília Paula (presidente da Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Gondomar).

O encontro realizou-se no dia 25 de março, na “Sala D’Ouro” do Multiusos Gondomar.