18.3.13

Cavaco: Só é possível dar resposta ao desemprego com crescimento económico

in TSF

O Presidente da República insiste na receita do crescimento económico, mais investimento e mais exportações. Só com esta aposta é possível dar resposta aos números dramáticos do desemprego.

No dia em que o ministro das Finanças admitiu um aumento da taxa de desemprego até aos 19 por cento, o Presidente da República repetiu a receita para que seja dada resposta ao desemprego.

«Os números do desemprego neste momento já são dramáticos, os últimos números revelados pelo Instituto Nacional de Estatística apontam para 923 mil desempregados com 40 por cento dos novos jovens desempregados. A única forma de inverter esta situação é através do crescimento económico e este exige mais investimento, turismo e exportações», salientou Cavaco Silva.

O Presidente da República deixou também nesta ocasião um recado aos líderes europeus reunidos em Bruxelas, considerando que devem fazer um «reexame» da linha de rumo que tem vindo a ser seguida na Europa.

«Alguma coisa tem que mudar na Europa. A União Europeia é vista hoje muito pelos cidadãos como a Europa da austeridade, eu acho que a Europa deve fazer todos os possíveis para se vista como a Europa do crescimento económico e da criação de emprego», defendeu.

Aludindo à reunião dos lideres europeus hoje, em Bruxelas, Cavaco Silva, considerou que «não podem deixar de fazer um reexame sobre a linha de rumo que tem vindo a ser seguida para responder à crise do Euro».

«Há, não apenas em Portugal, mas em muitos outros países, um cansaço em relação às politicas de austeridade porque não é apenas Portugal, a Grécia, a Irlanda , Itália, Espanha, que estão em recessão», declarou aos jornalistas, em Trás-os-Montes.