22.3.13

Há mais de 28 mil idosos a viver sozinhos ou isolados

João Pedro Vitória, in RR

Durante a operação Censos Sénior, que terminou em Fevereiro, foram encaminhados para as instituições de solidariedade mais de 400 idosos que necessitam de apoio urgente. É no Norte e Centro do país onde há mais idosos a viver nestas condições.

No espaço de dois anos, a GNR identificou mais de 12 mil idosos a viver sozinhos ou isolados. Em 2011, a Guarda Nacional Republicana tinha identificado 15.596 idosos a viver nestas condições. Dois anos depois, esse número aumentou para 28.197 casos.

Os distritos de Viseu, Bragança e Guarda são aqueles onde há maior número de casos e estes dados referem-se apenas às zonas de jurisdição da GNR, que são também as zonas menos urbanizadas do país.

Entre estes, a GNR identificou 2.177 ocorrências mais preocupantes. São quase 2.200 idosos que vivem simultaneamente sozinhos e em isolamento, fora das grandes áreas urbanas.

Durante a operação Censos Sénior, que terminou em Fevereiro, foram encaminhados para as instituições de solidariedade mais de 400 idosos que necessitam de apoio urgente.

É no Norte e Centro do país onde há mais idosos a viver sozinhos ou isolados. O distrito de Setúbal foi aquele onde a GNR encontrou menos casos.