in Jornal de Notícias
A Deco recebeu quase 435 mil queixas em 2012, mais 19% que no ano anterior, e os setores mais reclamados voltaram a ser as telecomunicações e a banca, anuncia a associação, esta sexta-feira, Dia Mundial do Consumidor.
As reclamações à associação de defesa do consumidor Deco, que incluem pedidos de informação, denúncias e processos de mediação, quase chegaram a 58 mil nas telecomunicações, seguida pela banca (50 mil), compra e venda (39 mil) e serviços de interesse geral (34 mil).
Os casos mais emblemáticos são a TDT (televisão digital terrestre) que mereceu 3600 queixas no ano passado, os contadores de bi-horários com desfasamento de hora (serviços de interesse geral) com 7500 reclamações e o caso da Vida é Bela, que suspendeu a atividade, que foi objeto de 2214 queixas.
A Deco, em comunicado divulgado, destaca que a resolução destas queixas pela associação tem uma taxa de sucesso na mediação que ronda os 80%.
Sobre o ano que passou, a associação um aspeto positivo: "A crise obrigou à alteração de comportamentos, mas também tornou o consumidor mais atento".