12.3.13

Futurália quer orientar os jovens para o empreendedorismo

in iOnline

O empreendedorismo jovem vai marcar a edição deste ano da Futurália, uma feira de ofertas educativas e formativas para estudantes que apresenta também oportunidades de emprego na Alemanha.

“Vamos contar com a agência de emprego alemã [a instituição homóloga do Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP)], que vem receber candidaturas, recrutando jovens entre os 18 e os 35 anos, para um emprego no estrangeiro, ou emprego e formação, na perspetiva da formação dual”, disse à Lusa Alzira Ferreira, a gestora da Futurália, que este ano, entre 13 e 16 de março, terá a sua 6ª edição.

Sublinhando que a Futurália “não é uma feira de emprego”, Alzira Ferreira revelou no entanto que a agência alemã se junta ao próprio IEFP, presente nesta edição para apresentar “ferramentas e apoios aos jovens desempregados, licenciados e não licenciados”, e a uma outra agência de recrutamento, que já tinha marcado presença na edição de 2012.

“Foram alguns dos contactos que tivemos de forma a que, a montante, possamos responder às exigência de uma Futurália realizada em época de crise”, disse.

Do ponto de vista dos mais jovens, sobretudo daqueles que estão agora a concluir o seu percurso no ensino secundário, o evento vai centrar-se no empreendedorismo, reforçando aquela que já foi uma aposta em 2012.

Depois de na sua última edição a Futurália ter contado com a apresentação de cerca de 50 projetos inovadores com origem nas escolas secundárias, dos quais resultou inclusive um registo de patente, para 2013 a organização da feira tem 10 escolas secundárias e instituições do ensino superior inscritas para apresentar as suas inovações, sendo que cada escola ou universidade pode apresentar mais do que um projeto.

A Futurália pretende ainda impulsionar o empreendedorismo jovem promovendo o contacto entre os alunos e os jovens empresários empreendedores à frente de ‘startups’ de sucesso e reconhecidas internacionalmente, em áreas como a criação de software, a indústria farmacêutica ou tecnologia.

Apesar do objetivo da feira ser também promover uma ligação das ofertas de educação e formação ao mercado de trabalho, Alzira Ferreira revelou que notou “alguma contração” em relação ano passado quanto à presença de escolas profissionais e outros setores de formação profissional.

Em sentido contrário, a Futurália de 2013 terá mais universidades e instituições do ensino superior presentes, sendo que o crescimento é ainda mais visível no que diz respeito às instituições estrangeiras, que serão 25, com ofertas de mestrados, pós-graduações, entre outras.

No total, vão estar presentes cerca de 400 entidades, um número muito semelhante ao registado em 2012. Até sexta-feira passada, só em visitas de estudo programadas, a Futurália tinha já inscritos 18 mil alunos participantes, um número próximo dos 21 mil que visitaram o certame na edição anterior.

De quarta-feira a sábado, entre estudantes e público em geral, a organização da Futurália espera receber na Feira Internacional de Lisboa pelo menos os mesmos 53 mil visitantes que estiveram no evento em 2012.