19.12.22

Diretor executivo do SNS quer "valorizar e cativar" profissionais


Lusa, in Expresso

Fernando Araújo quer criar condições para que, “acima de tudo”, as equipas de saúde tenham "paixão por trabalhar no SNS”. Equilíbrio entre vida profissional e familiar é essencial

O diretor executivo do SNS defendeu esta segunda-feira que os cerca de 150 mil profissionais que trabalham no Serviço Nacional de Saúde têm de ser valorizados, criando condições para poderem evoluir e conseguirem equilibrar a vida profissional com a vida familiar.

“Temos de conseguir valorizar estes cerca de 150 mil profissionais que integram esta equipa do SNS, que possuem uma formação única, altamente diferenciados no mercado global, muito competitivo”, disse Fernando Araújo no Ato Público de Apresentação da Direção Executiva do Serviço Nacional de Saúde (SNS). A cerimónia foi presidida pelo primeiro-ministro, António Costa, e contou também com a presença do ministro da Saúde, Manuel Pizarro.

Para Fernando Araújo, é preciso encontrar formas de “os cativar, criando condições de poderem evoluir, de se realizarem, de conseguirem equilibrar a vida profissional com a vida familiar, de terem, acima de tudo, paixão por trabalhar no SNS”.

“O que se pretende realmente com a questão da direção executiva do SNS, que é certamente a maior revolução no SNS desde a sua criação, é tornar o SNS mais inclusivo, mais justo, mais próximo, com mais acesso, mais eficiente e que os utentes e os profissionais confiem. Este é o SNS em que eu acredito”, salientou o médico.