19.12.22

Livro “A Diversidade no Envelhecimento” apresentado e debatido no Instituto Piaget em Viseu

in  Viseu Now, notícias online

A Biblioteca do Campus de Viseu do Instituto Piaget, recebeu, no passado dia 30 de novembro, a apresentação do livro “A Diversidade no Envelhecimento”. Coordenado por Zaida Azeredo, a publicação engloba autores de diferentes profissões e disciplinas, como médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, psicólogos, musicólogos, biólogos, educadores de atividade física e desporto, e, educadores sociais, estando, assim, representadas as duas linhas de investigação da RECI (Research Unit and Community Intervention), nomeadamente a ‘Educação ao longo da Vida’ e a ‘Intervenção Comunitária’.


«Seguindo o lema do Professor Abel Salazar de que “um médico que só sabe medicina, nem medicina sabe” o Director do Campus de Viseu – Professor Doutor Paulo Alves – lançou, muito antes da pandemia, à comunidade académica de Viseu, o desafio de todos os meses ser apresentado um livro que serviria para iniciar uma discussão científica sobre um tema. Este desafio tinha por objectivo não só ampliar conhecimentos numa perspectiva multidisciplinar, mas também motivar docentes e discentes à leitura extra-curricular», contextualiza a coordenadora Zaida Azeredo.

A profissional refere que «a ideia de publicar, anualmente (apenas com a interrupção nos anos da pandemia), um livro multidisciplinar e multiprofissional dedicado ao envelhecimento e/ou ao Idoso, surgiu, entre um grupo de investigadores e académicos interessados neste tópico, por Portugal estar com um índice de envelhecimento muito elevado, e ser um dos países europeus e do mundo mais envelhecido. Há, pois, necessidade de se juntar esforços multidisciplinares e transdisciplinares, num contributo para a compreensão do envelhecimento e do idoso em Portugal. Sendo o século XXI a era da mobilidade, da globalização e das TIC, este livro engloba, para além dos autores portugueses, autores do Brasil e de Angola, que connosco partilham preocupações e pensamentos sobre este tema.»

Terceiro de uma série sobre envelhecimento, publicado dentro da Colectânea Epistemologia e Sociedade, «este livro, sem querer ter a veleidade de ser exaustivo, procura nos seus capítulos abordar algumas das dimensões do envelhecimento. Assim, começa-se com um primeiro capítulo em que é feita uma reflexão sobre o idoso na sociedade portuguesa atual. Seguem-se vários capítulos relacionados com a funcionalidade do idoso e a atividade física como contributo para o envelhecimento ativo. Aborda-se, também, a qualidade de vida do idoso e as suas emoções. A necessidade de os serviços de saúde se adaptarem a um envelhecimento individual e coletivo também é mencionada em várias vertentes, nomeadamente no que diz respeito à humanização e à segurança», acrescenta a autora.

A apresentação contou, ainda, com as intervenções da professora e enfermeira Isabel Martins, que escreveu, em coautoria, o capítulo sobre ‘O papel do enfermeiro de família na capacitação do cuidador informal’; e do médico e provedor do estudante na Universidade da Beira Interior, Jorge Pereira, que além de falar sobre o capítulo em que é coautor, abordou a atividade física nas diversas faixas etárias e envelhecimento. Jorge Pereira é, igualmente, cronista do Portal Viseu Now.

A sessão foi seguida de um debate, «que dado o interesse que a temática despertou se prolongou mais do que o tempo que estava previsto. A interacção entre docentes e discentes foi muito profícua e interessante, estando o espaço para o evento completamente cheio, tendo mesmo havido necessidade de colocar algumas cadeiras suplementares. Este facto, por si só, revela a importância que o envelhecimento demográfico e a problemática do idoso estão já a ter em Portugal e nos concelhos do interior como Viseu», conclui Jorge Pereira.