in Jornal de Notícias
O Estado gastou cerca de dois mil milhões de euros nos últimos 12 anos em medidas ativas de emprego, em que participaram mais de 500 mil pessoas com o objetivo de encontrarem um posto de trabalho.
"A despesa pública total associada a estas participações foi, a preços de 2011, aproximadamente igual a dois mil milhões de euros", diz um relatório enviado pelo Governo aos parceiros sociais.
De acordo com o documento, elaborado por uma equipa da faculdade de economia da Universidade do Porto, entre janeiro de 2000 e agosto de 2011 foram contabilizadas pelos registos do IEFP 1,04 milhões de participações no conjunto de medidas de emprego promovidas nesse período.
O documento, que será discutido na reunião de concertação social de segunda-feira, refere que no mesmo período o Sistema de Informação sobre Medidas de Emprego e Formação Profissional (SIEF) registou 722.6 participações em medidas de emprego.
O relatório de progresso, a que agência Lusa teve acesso, tomando como referência a informação do SIEF, diz que às participações registadas correspondem 514.439 participantes.
Em média cada individuo participou, nos 12 anos considerados, em 1,4 medidas.