13.9.12

Ferreira Leite acusa Governo de estar a "destroçar o país"

in Jornal de Notícias

Manuela Ferreira Leite disse, esta quarta-feira à noite, sem rodeios, que o Governo está a seguir "uma linha que está a destroçar o país".

Numa entrevista à TVI24, a antiga líder do PSD foi clara em acusar o ministro das Finanças de estar a governar com "base em modelos" sem preocupações sociais e com "teimosia em aplicar uma receita que toda a gente já viu que não resulta".

Depois de ter considerado "surreal" o modelo de transferir para as empresas o aumento das contribuições dos trabalhadores, Ferreira Leite contestou que "ninguém tivesse sido ouvido" e foi perentória em afirmar que este modelo vai conduzir ao aumento do desemprego.

"Não há um empresário, um trabalhador ou um economista que defenda essa medida", acentuou a ex-ministra das Finanças, que lamentou que os termos das negociações com a troika não sejam conhecidos, "para sabemos quais são a medidas impostas e porque foram aceites".

A par das críticas contundentes à teimosia em seguir um rumo que deu provas de ter falhado, Ferreira Leite disse que "está a faltar muito bom-senso e, fundamentalmente, muita prudência".

Preocupada com a instabilidade social e política, a economista ainda acusou o Governo "estar a levar a classe média à pobreza" e de não cuidar de garantir um clima de concertação social.