30.10.12

Desempregados da construção civil cortam rua do Porto

in Público on-line

Perto de 100 desempregados da construção civil manifestaram-se nesta terça-feira junto à sede do Sindicato dos Trabalhadores da Construção do Norte, no Porto, contra o “desinvestimento” naquele sector. O protesto levou ao corte do trânsito na Rua Santos Pousada.

A acção, promovida pelo Sindicato dos Trabalhadores da Construção do Norte, ocorreu antes da partida para uma manifestação em Lisboa, em frente ao Ministério da Economia, onde se pretende entregar um conjunto de propostas para inverter a tendência de “desinvestimento no sector”.

“São propostas que se forem concretizadas irão relançar o sector que perdeu cerca de 90 mil postos de trabalho. Por mês, são cerca de 10 mil postos de trabalho que se perdem”, sublinhou o presidente daquela estrutura sindical.

Nesse conjunto de propostas, que Albano Ribeiro só aceita entregar se for recebido pelo ministro ou pelo secretário de Estado, destaca-se o investimento em obras de recuperação de hospitais, escolas, estradas e saneamento básico.

“A situação económica do país é difícil, mas os impostos que pagamos devem ser aplicados na criação de emprego”, considerou o dirigente sindical, que disse acreditar que se as suas propostas forem implementadas “dá para criar 90 mil postos de trabalho directos”.

Aos jornalistas foram contadas algumas histórias dramáticas de trabalhadores há vários anos sem trabalho, que vão perder ou já perderam o subsídio de desemprego, tendo alguns admitido ter de entregar a casa por não terem condições para continuar a suportar esse encargo. Devido ao protesto o trânsito esteve cortado durante cerca de 30 minutos na Rua Santos Pousada.

O número de desempregados no sector da construção inscritos nos centros de emprego chegava aos 97.874 no final de Agosto, como avança esta terça-feira o PÚBLICO. Este número representa um crescimento de 40% face a igual período do ano passado e corresponde a 15,8% do número total de desempregados oficiais.