22.10.12

Dívida pública atinge 117,6% do PIB no segundo trimestre

Por Ana Rita Faria, in Público on-line

Empréstimo da troika fez engordar a dívida pública para 198,1 mil milhões de euros no segundo trimestre. Nos dois meses seguintes já aumentou mais 700 milhões, aproximando-se dos 200 mil milhões de euros.

De acordo com o Boletim Estatístico do Banco de Portugal, hoje divulgado, a dívida das administrações públicas ascendeu a 198,1 mil milhões de euros no segundo trimestre, o que corresponde a 117,6% do Produto Interno Bruto (PIB). Este valor representa um aumento face aos 111,5% registados no final do primeiro trimestre. E a tendência continuar a ser de crescimento.

O banco central divulga já os números da dívida na óptica de Maastricht (ou seja, aquela que conta para Bruxelas) relativos a Agosto, que mostram que o endividamento das administrações públicas chegou aos 198,8 mil milhões de euros. Ou seja, em apenas dois meses (Julho e Agosto), a dívida engordou 700 milhões.

De acordo com o Banco de Portugal, o aumento da dívida pública no segundo trimestre fica sobretudo a dever-se aos empréstimos obtidos no âmbito do programa de assistência económica e financeira, que totalizaram 14,9 mil milhões durante esse período.

Além disso, para a evolução da dívida contribuiu também a “a redução de empréstimos contraídos junto de instituições financeiras residentes, a amortização líquida de títulos de títulos de dívida pública e o aumento das responsabilidades sob a forma de depósitos de outros intermediários e auxiliares financeiros públicos junto do Tesouro”, revela o banco central.

Nas previsões do Governo e da troika, a dívida pública deverá atingir os 119,1% do PIB este ano e ultrapassar, no próximo ano, a barreira dos 120% (123,6%).