23.10.12

Três milhões de atendimentos nos Centros Nacionais de Apoio ao Imigrante

in Público on-line

Três milhões de cidadãos estrangeiros já foram atendidos nos Centros Nacionais de Apoio ao Imigrante, que disponibilizam vários serviços para melhorar o acolhimento e apoiar a integração dos imigrantes em Portugal, anunciou hoje a tutela.

“Três milhões de atendimentos, desde a sua abertura, comprovam a importância deste serviço no acolhimento e apoio à integração de imigrantes”, realça o secretário de Estado responsável pela imigração, Feliciano Barreiras Duarte, em comunicado.

Actualmente com sete gabinetes especializados, que se acrescentam aos serviços prestados pelas instituições parceiras, o Centro Nacional de Apoio ao Imigrante (CNAI) funciona em Lisboa e Porto (desde 2004) e em Faro (desde 2009).

O objectivo deste serviço centralizado de atendimento e informação é responder de forma integrada às questões que se colocam aos imigrantes que escolheram Portugal como país de acolhimento, seja nas áreas do reagrupamento familiar, apoio jurídico e social, apoio ao emprego, apoio à nacionalidade, entre outros.

Para tal, o CNAI integra diversas entidades e instituições com papel relevante nos assuntos da imigração, como o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras, o Instituto da Segurança Social, a Autoridade para as Condições de Trabalho, o Ministério da Educação e Ciência, o Ministério da Saúde e a Conservatória dos Registos Centrais.

Feliciano Barreiras Duarte, que na terça-feira visita o pólo de Lisboa do CNAI para assinalar o “atendimento três milhões”, destaca a importância destes centros para apolítica portuguesa de integração, que, lembra, tem sido destacada e elogiada, tanto a nível nacional como internacional.

O mesmo comunicado refere que continua a verificar-se uma grande afluência a estes serviços. Diariamente, os três CNAI realizam em média 1300 atendimentos - especialmente a cidadãos brasileiros, cabo-verdianos, guineenses, angolanos e ucranianos.