23.10.12

Governo vai abrir 30 cantinas sociais esta semana

in Jornal de Notícias

O ministro da Solidariedade anunciou, esta segunda-feira, a assinatura, esta semana, de um protocolo para a criação de 30 cantinas sociais e a abertura de outras 120 até ao final do ano, garantindo 50 milhões de euros em 2013 para esta resposta social.

Em declarações à agência Lusa, o ministro da Solidariedade e Segurança Social disse que esta é uma resposta "excecional" para as famílias que não conseguem garantir um mínimo de duas refeições por dia, havendo atualmente por todo o país perto de 500 cantinas.

De acordo com Pedro Mota Soares, está previsto que quando uma instituição atinja o número máximo de pessoas a quem pode dar refeições, encaminhe as restantes ou para a Segurança Social ou para outra instituição próxima que também tenha uma cantina social.

Sublinhou, por outro lado, que o Governo está "consciente do momento que o país está a atravessar" e decidiu, por isso, reforçar a rede de cantinas sociais.

"Ainda esta semana assinaremos mais cerca de 30 cantinas sociais e calculamos que até ao final do ano possamos assinar mais cerca de 120 cantinas", adiantou o ministro.

Nas palavras de Mota Soares, esta é uma resposta social excecional que é feita com a garantia de que o Estado não gasta "um único cêntimo a construir novos equipamentos".