23.10.12

Queda do consumo e dos salários agrava-se

por Filipe d'Avillez, in RR

Estatísticas oficiais dizem que o pessimismo aumentou. Clima económico piorou.

Emprego, salários e consumo: está tudo em queda, segundo o Instituto Nacional de Estatísticas (INE). As famílias estão a cortar mais nas despesas e os empresários estão também mais pessimistas, revela a síntese de conjuntura do INE, que analisa dados de Agosto.

Os indicadores de consumo registaram todos quedas mais expressivas que nos anteriores meses, com destaque para os automóveis. Os dados do INE mostram que as famílias estão a optar cada vez mais pela poupança.

No mercado de trabalho, as notícias também não são animadoras. Os dados disponíveis apontam para a redução do emprego e a diminuição da remuneração média por trabalhador. A taxa de desemprego subiu 0,1 pontos percentuais desde Maio, tanto na área do euro como na União Europeia, representando agora 11,4% e 10,5%, respectivamente.

Más notícias também no que diz respeito aos salários. Segundo o relatório do INE, as remunerações médias mensais declaradas por trabalhador à Segurança Social registaram uma variação homóloga de menos 1,6% em Agosto, uma redução mais intensiva em 0,5 pontos percentuais que no mês anterior.

Estes dados surgem numa altura em que o Governo acaba de apresentar o novo Orçamento do Estado, que prevê mais impostos para as famílias no próximo ano. A contestação nas ruas também está a aumentar.