29.10.12

Cáritas ajuda desempregados a combater isolamento

Texto Juliana Batista, in Fátima Missionária

A Cáritas Diocesana de Leiria vai organizar uma sessão de apresentação dos Grupos de Interajuda Social. Um projeto nacional que pretende ser uma «janela aberta» no combate à solidão que os desempregados enfrentam

A Cáritas Portuguesa está a desenvolver uma iniciativa de âmbito nacional para combater o desemprego e as suas consequências. A sessão de apresentação desta iniciativa, que assenta na constituição de Grupos de Interajuda Social (GIAS), vai acontecer dia 7 de novembro, pelas 16h00, no Seminário Diocesano de Leiria.

O projeto, que será dado a conhecer aos presentes, pretende ser «uma janela aberta no combate ao isolamento» que cada desempregado sofre, procurando contribuir para que as pessoas em situação de desemprego não fiquem reféns da «gravidade real ou ampliada do seu problema» ou caiam em depressão, explicam os serviços diocesanos.

Neste momento, a Cáritas Portuguesa está a apostar na «divulgação junto das instituições que possam colaborar, sobretudo, na formação de voluntários para dinamizarem e coordenarem a ação de tais grupos de interajuda». Neste contexto, a Caritas Diocesana de Leiria pretende ser um «elo de ligação e estabelecer pontes na formação dos possíveis grupos nas várias comunidades onde for possível criar» os vários núcleos, refere a mesma nota.

O encontro, de entrada livre, será presidido por António Marto, bispo da diocese de Leiria-Fátima, e vai contar com a presença de representantes da Cáritas Portuguesa e de Pedro Amaro, delegado regional do Centro do Instituto do Emprego e Formação Profissional, que irá abordar a problemática do desemprego na vida social e familiar.