29.10.12

Investidores centram atenções nos números do desemprego na Europa e nos EUA

in Dinheiro Vivo

Os números do desemprego nos dois lados do Atlântico vão dominar esta semana a atenção dos investidores, com os especialistas a anteciparem uma ligeira degradação dos indicadores que serão revelados, sem esquecer as inúmeras empresas que vão apresentar resultados.

"Em outubro, a economia [norte-americana] deve ter gerado 121 mil empregos excluindo o setor primário, apesar de ser esperado um aumento de 10 pontos base da taxa de desemprego para os 7,9%. No dia anterior, o instituo ADP deverá apontar para a criação de 137,5 mil postos de trabalho", avançou à agência Lusa Telma Santos, analista do Millennium investment banking.

Já na Europa, a especialista antecipou que "a taxa de desemprego da zona euro deve ter ficado inalterada em setembro nos 11,4% e a alemã deve ter subido de 6,8% para 6,9% em outubro".

Em destaque estão também os indicadores qualitativos da Indústria relativos a outubro: "Nos EUA, o ISM Indústria deverá regredir ligeiramente, mantendo-se em terreno indicativo de expansão. O PMI Indústria britânico deverá registar um movimento semelhante, ainda que esteja a apontar para contração económica. Na zona euro e na Alemanha não são esperadas revisões face aos valores preliminares já avançados", estimou Telma Santos.

Na Europa será ainda conhecida a estimativa da inflação da zona euro (dia 31), que deverá situar-se nos 2,5% em outubro em termos homólogos, assim como o valor preliminar da Inflação Harmonizada alemã, com o consenso a apontar para os 2% (em termos homólogos).

Nos EUA, a responsável chama a atenção para "a subida esperada de 0,4% do Rendimento Pessoal e de 0,6% da Despesa Pessoal, ambos os indicadores relativos a setembro. O indicador de atividade empresarial Chicago PMI deverá progredir em outubro, passando a indicar expansão económica".

Em Portugal, a Galp divulga resultados na segunda-feira antes da abertura do mercado. Na terça-feira, terça depois do fecho, será a vez da Novabase, Semapa e Sonaecom e na quarta-feira, também após o fecho, será a vez da Brisa e da Impresa.

No resto da Europa há mais uma série de empresas de grande dimensão que apresentarão os seus resultados, entre as quais a Deutsche Boerse, o Deutsche Bank, o BBVA, a Alcatel, a Lufthansa, a Bayer, a France Telecom, a Ferrovial, a Fiat, a Eni, a Total e a ArcelorMittal.

Em Wall Street os números trimestrais da Office Depot, Ford, Pfizer, Metlife, Time Warner, Mastercard, Starbucks, Chevron, Kellogg e Sara Lee estarão em foco.

... e na zona euro desemprego deve ter ficado inalterado em setembro nos 11,4% e a alemã deve ter subido de 6,8% para 6,9% em outubro