27.10.12

Igreja Católica diz que Governo deve evitar medidas de austeridade cega

in Jornal de Notícias

O Governo deve "evitar as medidas de austeridade cegas", disse à agência Lusa o porta-voz da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP), reagindo à proposta de redução das prestações sociais.

"São de evitar medidas de austeridade cega, devendo-se seguir pelo caminho dos sacrifícios que sejam justos. Deverão ser poupados os desempregados e os pensionistas (por vezes, com pensões de pobreza que nos deveriam envergonhar a todos)", defendeu o padre Manuel Morujão.

O Governo pretende reduzir o valor do Rendimento Social de Inserção (RSI) em 6% e o complemento solidário para idosos em 2,25%, de acordo com uma proposta de decreto-lei enviada na terça-feira aos parceiros sociais.

Segundo a mesma proposta, o executivo pretende ainda baixar o valor mínimo do subsídio mensal de desemprego em 10%, para os 377,29 euros, o que reduziria a prestação a cerca de 150.000 pessoas.

Reconhecendo que a solução da crise depende de todos, o padre Manuel Morujão considerou que o Governo e a classe política têm uma responsabilidade muito especial em encontrar uma saída para o problema.

"Confiamos que possam haver os devidos acertos para que se respeite e ajude os nossos concidadãos que vivem na fronteira da dignidade humana, permanentemente ameaçados pela pobreza, pela falta do pão de cada dia", concluiu.