31.10.12

Presidente da APS: "Cultura financeira tem que crescer em Portugal"

por Lusa, texto publicado por Paula Mourato, in Diário de Notícias

Os portugueses têm que aprofundar o seu conhecimento sobre as matérias financeiras, uma área que ganha especial relevância em virtude da grave crise que afeta o país, defendeu o presidente da Associação Portuguesa de Seguradores (APS), Pedro Seixas Vale.

"Há pessoas com os mesmos rendimentos que os portugueses que poupam mais. É uma questão de educação e cultura financeira, que tem que crescer em Portugal", realçou à agência Lusa o responsável, no dia em que se celebra o Dia Mundial da Poupança.

"Além de não pouparem, o nível de endividamento das famílias portuguesas é elevadíssimo. Isto é um elemento de constrangimento ao investimento e é necessário avançar com um processo pedagógico sobre a importância da poupança", reforçou Seixas Vale.

O presidente da APS recordou um estudo recente sobre a poupança, sublinhando que "só um número muito pequeno de famílias poupa em Portugal. Apenas 20% das famílias são responsáveis por 80% da poupança".

E acrescentou: "As seguradoras têm um papel importante na poupança a longo prazo, sobretudo, no que toca à reforma, até porque a evolução do sistema de segurança social tem levado à queda sucessiva das prestações sociais".

Refira-se que a poupança dos portugueses ronda os 17 a 18 mil milhões de euros por ano.

A fatia de leão da poupança acumulada dos portugueses está nos depósitos (120 mil milhões de euros).