24.10.12

Subsídio de desemprego em Portugal é dos mais baixos da Europa

Guilhermina Sousa, in RR

Portugal é um dos países europeus que definem limites para o subsidio de desemprego. Relativamente ao valor mínimo, são poucos os parceiros que têm um valor mais baixo que o português.

Na maior parte dos países da União Europeia, o subsídio de desemprego varia conforme a idade, o estado civil e o tempo sem trabalho e, em muitos Estados-membros, existem apoios conforme o desempregado tem, ou não, dependentes.

De acordo com os dados da Comissão Europeia, é possível concluir que a Bulgária, a Eslovénia, Malta e Chipre pagam subsídios de desemprego mais baixos do que Portugal.

Na Bulgária, alguém que fique sem emprego corre o risco de não receber mais de 110 euros por mês. Na Eslovénia, a prestação mínima é de 350 euros. Em Chipre, o subsídio mais curto ronda os 410. Em Malta, o valor é fixo. Se for solteiro, recebe 221 euros e se for casado aufere 337 euros.

Na Irlanda, o subsídio de desemprego tem um montante fixo de 752 euros por mês. Na Grécia, o valor mais baixo é de 454 euros, mais 10 por cento por cada filho.