23.10.12

Onde existem regulações mais favoráveis aos negócios?

in RR

Entre os 185 analisados, Portugal classificou-se no 30º lugar, à frente de França (34º) e de Espanha (44º).

Singapura, Hong Kong, Nova Zelândia, Dinamarca e Estados Unidos são os territórios com regulações mais favoráveis à realização de negócios, revela um relatório divulgado pelo Banco Mundial.

A lista dos dez países mais favoráveis em termos de negócios fica completa com a Noruega, Reino Unido, Coreia do Sul, Geórgia e Austrália.

Entre os 185 países e territórios analisados, Portugal classificou-se no 30º lugar, à frente de França (34º) e de Espanha (44º).

O estudo, realizado em parceria com a Corporação Financeira Internacional, destaca que a tendência para a simplificação das regulações se tem alargado em todo o mundo nos últimos anos: desde 2005 o tempo médio necessário para se criar um negócio diminuiu de 50 para 30 dias.

Entre os países que mais avançaram no último ano, o relatório realça a Polónia, Sri Lanka, Uzbequistão, Burundi, Costa Rica e Mongólia.
A maioria das reformas centra-se na redução da complexidade e dos custos decorrentes dos processos de regulação, apontou a instituição.

O relatório coloca no fundo da tabela países como a Venezuela (180º), República Democrática do Congo (181º), Eritreia (182º), Chade (184º) e República Centro Africana (185º).