31.10.12

É Dia Mundial da Poupança. Saiba como fazer em tempo de crise

in RR

Se as suas despesas mensais ainda lhe permitem ficar dinheiro, talvez possa optar por uma das sugestões dos bancos. Se o seu objectivo é, por outro lado, esticar o ordenado, aqui ficam alguns conselhos.

Assinala-se esta quarta-feira o Dia Mundial da Poupança. Nos tempos que correm, é cada vez mais difícil fazer algo que se torna cada vez mais necessário. A associação para a protecção do consumidor Deco deixa alguns conselhos e o economista Paulo Ferreira lançou o livro “No poupar é que está o ganho”.

“Ter cuidado com a água corrente, evitar fazer a higiene normal com a água corrente, ter cuidados com o deixar a luz a acesa e atenção aos pequenos electrodomésticos” são algumas das dicas básicas que Paulo Ferreira aponta, em declarações à Renascença.

A Deco, por seu lado, lembra a altura de ir às compras.

“O consumidor deve fazer uma lista de compras dos bens que necessita antes de sair de casa e deve ir com tempo livre para fazer as compras, de modo a conseguir comparar os preços”, afirma a coordenadora da Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor, Fernanda Santos, em declarações à agência Lusa.

“Atenção que os preços mais baixos não estão na direcção dos olhos", salienta ainda, acrescentando que "os produtos mais baratos não são de má qualidade" sendo possível "poupar 800 euros se se optar por marcas próprias" da distribuição.

Aproveitar as promoções e os produtos de época e da região são outros dos conselhos que Fernanda Santos deixa aos consumidores, lembrando que "quando se tem uma alimentação saudável, não é necessário pagar mais por alimentos enriquecidos".

Levar as refeições para o trabalho e tomar o pequeno-almoço em casa são opções que podem levar à poupança de cerca de 100 euros por mês.

Já deixar de fumar (um maço por dia) pode equivaler a uma poupança de 120 euros por mês.

Utilizar mais os transportes públicos e andar a pé, em vez de depender em demasia do veículo próprio, também permite poupar, ainda mais numa altura em que os preços dos combustíveis estão muito elevados, sem esquecer os custos com as portagens e o estacionamento.

"Os pequenos gestos trazem uma poupança significativa", resume.

No caso de ter dinheiro para investir…
Para quem ainda consegue pôr dinheiro de lado, guardar as notas debaixo do colchão ou no mealheiro pode não ser o mais acertado, tendo em conta as propostas dos bancos, que, segundo a economista chefe do BPI, Paula Carvalho, são boas.

“Os depósitos normalmente oferecem alguma rentabilidade interessante”, afirma à Renascença.

Outra possibilidade são as obrigações de empresas. Já a compra de acções, neste momento, é uma aposta arriscada e o mesmo se passa com a compra de ouro, que, segundo Paula Carvalho, só deve ser equacionada num quadro de diversificação da carteira de investimentos.

No lado oposto encontra-se o imobiliário, uma boa hipótese de investimento se as poupanças chegarem para isso, claro.

Na Aldeia das Tecedeiras, reforma de 300 euros também dá para poupar
Na aldeia de Várzea de Calde, conhecida como “Aldeia das Tecedeiras”, são as mulheres que governam o orçamento familiar.

As mais velhas há muito que poupam e até de uma reforma de 300 euros conseguem, por vezes, por algum de lado. Mas nenhum fica debaixo do colchão. Idália Lopes, de 60 anos, consegue em alguns meses, por algum de lado no banco, para os imprevistos.

Por esta altura do ano, poupança rima com tortulhos e míscaros: é que, graças a eles, arrecadam algum dinheiro no banco.