30.10.12

Desemprego na construção civil já atinge 100 mil pessoas

in Jornal de Negócios Online

O número de desempregados do sector da construção civil inscritos no centro de emprego atingiu 97.874 pessoas em Agosto. Face ao mesmo período do ano passado, é um aumento de 40%.

A crise do sector da construção tem feito o número de desempregados subir em flecha. A recolha dos dados, feita pelo “Público” e publicada na edição desta terça-feira, peca por defeito: o número só contabiliza quem está oficialmente desempregado – deixa de fora quem não se inscreveu nos centros de emprego – e não inclui a totalidade de desempregados do sector, como pequenos empreiteiros e empresários por conta própria.

A tendência é que haja um agravamento do desemprego no sector, expressam os empresários no inquérito da Federação Portuguesa da Indústria da Construção e Obras Públicas. A queda no emprego terá sido de 16% até Setembro, a queda nas encomendas foi de 22% e o indicador de confiança decresceu 17% nos primeiros nove meses deste ano, face ao mesmo período de 2012.

Além disso, os empresários já só têm uma carteira de encomendas que lhes assegura produção por 6,2 meses, ou seja, até Abril do próximo ano. A quebra acumulada no consumo de cimento foi, até Setembro, de 26%, mês em que foi especialmente pronunciada, diminuindo 37%.

Há actualmente 374 mil trabalhadores na construção civil, o número mais baixo da última década. As insolvências no sector cresceram 49% até ao início do corrente mês.