26.11.12

Torre de Moncorvo cria Banco Solidário

in Diário de Notícias

A Câmara de Torre de Moncorvo e 27 instituições particulares do concelho vão criar um Banco Solidário de combate à pobreza, estando prevista a sua entrada em funcionamento em janeiro de 2013.

"A criação deste Banco destina-se às pessoas mais carenciadas do concelho. No entanto, a nossa atuação não terá a ver com distribuição de alimentos, mas sim com a distribuição de vestuário, eletrodomésticos, mobiliário, equipamentos para a primeira infância ou livros e material escolar ", disse hoje à Lusa o vice-presidente da autarquia, José Aires.

A proposta de criação do Banco Solidário partiu do Conselho Local de Ação Social, constituído por 27 instituições, com o propósito de "intervir junto da população mais vulnerável no combate à pobreza e exclusão social".

"Através de diversas parcerias com instituições do concelho, chegámos à conclusão que só assim poderíamos ajudar as pessoas, que ao longo do tempo foram perdendo os seus empregos e que atualmente apresentam dificuldades porque estão desempregadas ou o seu rendimento familiar foi diminuído", acrescentou.

Segundo o autarca, só com a entrada em funcionamento do Banco Social é que se poderá fazer o levantamento das necessidades das populações para melhor se fazer a distribuição dos bens mais necessários.

"Nesta parceria, estão diversas entidades do concelho e cada uma vai contribuir com o que pode e com aquilo que seja mais necessário", frisou José Aires.

No concelho de Torre de Moncorvo e apesar de se encontrar em construção a barragem do Baixo Sabor, é precisamente no setor da construção civil que se concentra "o maior número de pessoas desempregadas".

O novo espaço irá funcionar num edifício do antigo Centro de Dia da Santa Casa da Misericórdia, que acolherá os bens doados pela comunidade.