25.11.12

Viagens de finalistas assentes na diversão diurna

por Lusa, publicado por Graciosa Silva, in Diário de Notícias

Artur Vieira e Diogo Oliveira são dois jovens empreendedores do Porto que lançaram um programa com cultura e diversão diurna que compete com as tradicionais viagens de finalistas mais direcionadas para os eventos noturnos.

Em declarações à Lusa, Diogo Oliveira acha que os estudantes têm muito mais a ganhar com uma viagem que conjuga a diversão com "a possibilidade de conhecer grandes cidades europeias que têm programas culturais diversificados".
Os destinos de eleição são Barcelona, Paris, Madrid e Sevilha, "principalmente porque são destinos onde é possível ter custos mais baixos por ser possível viajar de autocarro", no entanto, "também fazemos viagens para Londres ou Roma de avião" disse o jovem.
No que diz respeito à adesão por parte dos estudantes, Diogo diz que "tem sido muito positiva. Chegámos a levar da Escola Secundária Soares dos Reia duzentas pessoas, que é uma coisa que não é normal numa só Escola Secundária".
A altura da viagem é igualmente na Páscoa e até hoje já levaram cerca de 800 pessoas com um feedback positivo.
"Nós fazemos questão de efetuar inquéritos de satisfação que, para grande surpresa nossa, são respondidos e de forma positiva. Por isso é que nós sentimos que este é de facto um produto que pode evoluir", acrescentou.
"Notámos também que é mais fácil para os pais autorizarem uma viagem como a nossa porque sabem que os filhos estão mais acompanhados. Temos a particularidade de contar com monitores permanentes para acompanhar os participantes", disse o jovem empreendedor.
Para divulgar o projeto, além da internet, seja através do Google ou do Facebook, "a base principal é o contacto pessoal diretamente nas escolas, com as associações de estudantes e com os professores" explicou.
"A ideia surgiu já há algum tempo de uma forma muito simples, quando nós éramos finalistas do secundário e queríamos ter uma viagem diferente. Não queríamos aquilo que toda a gente faz, mas não havia nada no mercado", disse Diogo, recordando que na altura acabaram por organizar uma viagem a Barcelona.
Apesar de a ideia ter surgido em 2005, o desenvolvimento do projeto só teve início em 2010.
"Na altura era uma coisa ainda muito pequenina, apenas numa escola. Agora estamos apostados em desenvolver mais o projeto, oferecendo a viagem a várias escolas" disse o jovem.
No terceiro ano de vida do projeto, este conta com a ajuda de uma agência de viagens, pois os sócios consideram essencial a sua presença para organizar viagens, inclusivamente pela parte legal".
"O nosso investimento foi residual, não foi muito alto e por isso foi aliciante na altura, baseou-se essencialmente em cartazes para promover a viagem" disse Diogo Oliveira.
Neste momento os jovens empreendedores estão a tentar alcançar um patamar mais elevado, "mas inicialmente o investimento foi muito baixo e o retorno face ao investimento foi muito grande", confessou.