in TSF
Combater a solidão dos idosos que moram sozinhos e garantir alojamento aos estudantes mais carenciados é o objetivo do projeto «Laços para a vida, casa e companhia», que está a nascer em Évora. O projeto é um dos dez finalistas do Prémio Manuel António da Mota.
Combater a solidão dos idosos que moram sozinhos e garantir alojamento aos estudantes mais carenciados é o objetivo do projeto «Laços para a vida, casa e companhia», que está a nascer em Évora. São muitos os idosos que vivem sós e ganham assim uma companhia. Os alunos da universidade não pagam o aluguer do quarto, apenas ajudam nas tarefas diárias,como por exemplo, fazer compras, ir à farmácia ou acompanhar os mais velhos numa consulta ao médico.
A ideia, lançada pela Câmara Municipal, envolve várias entidades e está numa fase de divulgação e de escolha dos candidatos. Enquanto os laços se mantiverem, vai haver um acompanhamento permanente do projeto que é um dos dez finalistas do Prémio Manuel António da Mota.
Estão também previstos pequenos arranjos nas habitações a precisar de obras. É o caso da moradia de Margarida Morgado, que já sabe que vai dividir o espaço onde vive desde criança, com o Pedro de 18 anos, estudante de agronomia.
«Vidas entrelaçadas» é uma reportagem vídeo de João Félix Pereira, Mésicles Hélin e Sofia Santos junto do projeto «Laços para a vida, casa e companhia», um dos dez Finalistas do Prémio Manuel António da Mota no Ano Europeu do Envelhecimento Ativo e Solidariedade entre Gerações.