30.11.12

Polícia ajuda sem-abrigo e comove milhares na Internet

in Jornal de Notícias

A fotografia de um polícia nova-iorquino a oferecer um par de botas a um sem-abrigo descalço está a emocionar milhares pelo mundo inteiro. O momento, capturado por uma turista, já foi partilhado milhares de vezes no Facebook.

Todos os dias somos "bombardeados" com fotografias e histórias no Facebook. Algumas inventadas, outras já antigas, com muito ou pouco apelo à "lágrima", algumas destas histórias captam a atenção de quem as vê e conseguem alguma "fama" numa região, sendo, depois, rapidamente ignoradas em detrimento de um novo "post". Outras, no entanto, vão, de partilha em partilha, correndo o mundo. Esta é uma dessas histórias.

Lawrence DePrimo, polícia em Times Square, Nova Iorque, é o "herói" de uma fotografia que não pára de ser partilhada no Facebook. No momento aí captado, este polícia estava longe de imaginar que ia ficar "famoso" graças à Internet. Tudo porque, durante uma patrulha, a 14 de novembro, descobriu um sem-abrigo descalço numa noite excepcionalmente fria e decidiu comprar-lhe umas botas. O momento foi captado pela câmara de uma turista que se encontrava no local e que decidiu partilhar o gesto.

Conta o New York Times que a "fotógrafa", Jennifer Foster, estava de visita a Nova Iorque e reparou, também ela, num sem-abrigo em Times Square, que se encontrava a conversar com um polícia. Pouco depois deste se afastar, decidiu ir ajudar o homem, mas foi apanhada desprevenida pelo gesto de DePrimo que, antes que se conseguisse aproximar do sem-abrigo, voltara com um par de botas novo para lhe entregar. Foster, tentou, então, capturar o momento com o seu telemóvel, sem o conhecimento do polícia, que não se apercebera da sua presença.

Terminadas as férias, Foster decidiu enviar um email para a polícia de Nova Iorque a documentar o episódio e a oferecer a fotografia que havia tirado com o telemóvel. A fotografia acabaria por ser colocada no Facebook do departamento policial de Nova Iorque esta terça-feira, tornando DePrimo num sucesso da noite para o dia: em apenas algumas horas, a publicação já tinha sido vista mais de 1,6 milhões de vezes, arrecadando 275 mil "gostos" e dando origem a milhares de partilhas e comentários. Neste momento, a fotografia já conta com 348 mil "gostos", mais de 23 mil comentários e foi partilhada 95 mil vezes.

O polícia, de 25 anos, não foi avisado de que a fotografia seria colocada online, pois o departamento não fazia, na altura, ideia de quem seria o polícia retratado no momento. "Estava muito frio e eu conseguia ver as bolhas nos pés do homem. Eu tinha dois pares de meias e continuava com os pés frios", disse ao New York Times, explicando que começou a falar com o sem-abrigo para conseguir descobrir o tamanho que este usava de calçado, abandonando o local pouco depois.

Enquanto o sem-abrigo continuou, vagarosamente, o seu caminho pela avenida, o polícia decidiu entrar numa loja de sapatos e comprar umas botas para lhe oferecer. Sem grandes cerimónias, voltou para junto do homem descalço e ajudou-o a experimentar os sapatos, voltando para o seu posto logo de seguida. "Tentei oferecer-lhe um café, mas mal lhe dei as botas o homem continuou o seu caminho", diz, acrescentando que nunca chegou, sequer, a saber o seu nome.

Apanhado de surpresa pela fama concedida pela fotografia, DePrimo ainda guarda o recibo da compra das botas no bolso da farda. "Serve para me lembrar que, às vezes, há quem esteja em pior situação que nós", diz.