in Diário de Notícias
Os portugueses são, entre os europeus, aqueles que, ao longo do tempo, utilizam menos o carro, refere um estudo conduzido pela Cetelem sobre o automóvel na Europa.
O Observador Cetelem 2013, divulgado hoje, refere que, face ao aumento dos custos com o automóvel, o consumidor racionaliza o seu uso ao longo do tempo, com os portugueses a liderarem este item, enquanto que para os alemães "a viatura é sagrada".
Aliás, o estudo indica que "quem diz menor utilização da viatura, diz menos quilómetros percorridos anualmente", ou seja, "passados dez anos, a quilometragem média anual não deixa de diminuir na Europa" e principalmente em Portugal.
O documento sublinha que os portugueses estão também entre os primeiros no adiamento da troca, na compra de veículos mais pequenos, nas compras de veículos de ocasião, como "estratégias para contornar o aumento do custo do automóvel".
O Observatório da Cetelem indica que "73% dos europeus adiam a sua compra para um momento futuro, contentando-se em manter a sua viatura atual, ou preferindo não se comprometer com esta despesa, sinal de que a condicionante económica é forte".
O estudo adianta também que Portugal está entre os países que menos importância dá à compra de veículo através da Internet e atribuem muita importância ao vendedor no ato de escolha do carro.
Para além disso estão disponíveis para recolher a viatura num entreposto, mesmo que estes estejam a centenas de quilómetros de distância, só para conseguirem o melhor preço.
Os portugueses, refere o estudo, são os que menos procuram reparar ou fazer a manutenção da viatura no concessionário que a vendeu, preferindo, por exemplo, comprar as peças e pagar só a mão-de-obra.
O estudo europeu identifica também cinco alavancas para retirar ou atenuar a crise da indústria automóvel, uma recessão que se vem acentuando desde 2007.
A degradação do contexto económico acrescido da saturação dos parques, adianta o estudo, faz com que as perspetivas de retoma "sejam, de momento, muito fracas", pelo que o documento identifica cinco alavancas para relançar o crescimento das vendas na Europa, a partir do inquérito efetuado em oito países.
Entre as medidas evidenciadas pelo Observador Automóvel da Cetelem para impulsionar o mercado automóvel europeu, destaca-se a necessidade de baixar preços devido às "limitações financeiras" dos consumidores e, ao mesmo tempo, as marcas devem dar a noção de prazer de condução em todas as gamas, e não só nas altas.
O estudo chega também à conclusão que a Internet é um canal com potencial para a venda de automóveis, mas que ainda está pouco explorado.
As análises económicas e de marketing, bem como as previsões, foram efetuadas pela Cetelem em colaboração com a empresa de estudos e consultoria BIPE, sendo que os inquéritos de campo ao consumidor foram conduzidos pela TNS Sofres, durante o período Maio-Junho 2012, na Alemanha, Bélgica, Espanha, França, Itália, Portugal, Reino Unido e Turquia.
No total, foram inquiridos 4.830 indivíduos (amostras representativas das respetivas populações nacionais).