in Sol
A União das Mutualidades Portuguesas e a Associação Nacional de Municípios Portugueses anunciaram hoje a criação de uma relação de cooperação no apoio ao combate à exclusão social, que procura alavancar o desenvolvimento local numa lógica solidária.
As duas entidades assinam na terça-feira, às 14:00, na sede da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP), em Coimbra, um protocolo de cooperação.
"As áreas de actuação prioritárias são a Educação, a Saúde e a Acção Social, através da promoção e dinamização de práticas que promovam a articulação e a complementaridade das respostas sociais existentes ou por implementar, valorizando a natureza dos serviços de proximidade às populações e respeitando o princípio da subsidiariedade com vista ao bem-estar das populações", explica a União de Mutualidades Portuguesas (UMP), em comunicado.
A UMP diz também que este protocolo tem como "objectivo criar uma relação de cooperação entre as entidades signatárias no apoio ao combate à exclusão social, conduzindo à promoção de formas de desenvolvimento local assentes numa lógica solidária".
"A actual conjuntura económica impõe o reforço dos Serviços de Solidariedade Social, exigindo o auxílio às populações através de parcerias entre os vários atores sociais, Estado Central, Autarquias e Instituições da Sociedade Civil", adianta ainda a União das Mutualidades.
Para esta instituição, a conjugação de esforços entre todos "permitirá, para além do combate às diferentes formas de exclusão social, a promoção e a alavancagem de novas formas de Desenvolvimento Local, assentes numa lógica solidária, na ótica da designada economia social, que tem como elemento central a pessoa humana".


