6.3.13

Portugal identificado como país de trânsito para traficantes de droga

in Jornal de Notícias

Uma organização das Nações Unidas identificou Portugal como um país de trânsito para os traficantes de droga, nomeadamente de cocaína e resina de cannabis, e reconheceu o esforço do Governo na prevenção primária do uso indevido de drogas.

De acordo com o relatório da Organização Internacional de Fiscalização de Estupefacientes, relativo a 2012, Portugal é um país com uma estratégia de fiscalização de droga "claramente definida que se amplia através de um amplo plano nacional".

"O Governo avalia periodicamente a eficácia das suas atividades de fiscalização de drogas", lê-se no documento que identifica Portugal como um país de trânsito utilizado pelos traficantes de droga, sobretudo cocaína e resina de cannabis.

Os dados trabalhados no relatório indicam um crescimento do uso indevido de droga em Portugal, na última década, e classificam o uso indevido de cannabis entre os jovens como "um problema importante".

O documento destaca ainda que o consumo de droga por injeção continua associado a um número considerável de novos casos de diagnóstico de infeção pelo Vírus da Imunodeficiência Humana (VIH).

Este relatório resulta de uma missão da Organização que visitou Portugal em 2012, país onde tinha estado em 2004.

A organização confia que o Governo português proporcione os recursos suficientes para a aplicação das medidas destinadas a combater o tráfico e o uso indevido de drogas, apesar das restrições económicas.