5.1.22

Preços do gás natural disparam na Europa

Texto: Ana Batalha Oliveira, in Expresso

Embora os preços estejam longe dos 182,3 euros vistos em dezembro, mostram um aumento significativo face aos menos de 70 euros por MWh registados no final de 2021

Os preços do gás natural na Europa voltaram esta quarta-feira a apresentar subidas relevantes, de cerca de 5%, e os mercados grossistas da eletricidade – onde os comercializadores compram a energia que vendem ao cliente final – também estão a notar a tendência ascendente.

O holandês TTF, o contrato de gás que serve de referência na Europa, estava a valorizar 5% esta quarta-feira, atingindo os 93,3 euros por megawatt hora (MWh). Os contratos com prazo para março e abril estavam também a subir na mesma medida, de acordo com a plataforma de negociação intercontinental de Nova Iorque, aponta a CNBC.

Embora estes preços estejam longe dos 182,3 euros vistos em dezembro, mostram um aumento significativo face aos menos de 70 euros por MWh registados no final de 2021, e acumulam com as subidas de cerca de 30% registadas esta terça-feira.

No ano passado, os preços do gás natural na Europa subiram mais de 400%, atingindo recordes.

A impulsionar os preços do gás têm estado os receios de que a Europa enfrente um inverno frio, com baixos níveis de armazenagem de gás e ao mesmo tempo que a Rússia restringe o fornecimento. O gigante de leste tem pressionado para que seja certificado, e posto em operação, o novo gasoduto que o liga à Europa, o Nord Stream 2.

O mercado da eletricidade tem sofrido com o aumento dos preços do gás natural, uma vez que o sistema de formação de preços conta com a última tecnologia a ser utilizada – que, muitas vezes, é o gás natural – para definir o preço. Na Alemanha, os preços somam esta quarta-feira mais de 50% e em França 17%, indica a Reuters.

Portugal chegou a tocar um recorde de preço absoluto da eletricidade às 19h de 23 de dezembro – os 409 euros por megawatt hora (MWh), tendo chegado a descer abruptamente para os 2,67 euros por MWh a 27 de dezembro. O preço médio diário previsto para esta quinta-feira, 6 de janeiro, é de 218,80 euros por MWh.