Dora Mota, in Jornal de Notícias
Está a crescer o número de turistas que procuram os barcos-hotel para conhecer o Douro e os estrangeiros que visitam a região Norte estão a gastar mais dinheiro. O crescimento do aeroporto de Sá Carneiro foi, esta segunda-feira, diretamente ligado ao sucesso da região pelos responsáveis pelo turismo e pela navegação.
A crise económica está a passar ao lado do turismo no Douro, o principal foco de atração na região Norte. E as companhias aéreas low cost foram "a ferramenta" que os operadores turísticos aproveitaram para investir e atrair mais visitantes, conquistando até mercados novos, como o alemão e o norte-americano.
Esta foi a mensagem forte do presidente do Instituto Portuário e dos Transportes Marítimos (IPTM), Joaquim Gonçalves, que relacionou o crescimento do aeroporto de Sá Carneiro (13,7% em 2011) ao crescimento turístico da região, visível no aumento do número de visitantes e no dinheiro gasto por estadia.
Por estadia - que é, em média de 1,9 dias - os turistas estão a gastar agora na região Norte 580 euros, mais 30% do que no ano passado. Os barcos-hotel, que representam 60% do negócio no Douro, já tinham aumentado o volume de passageiros em 20% no ano passado e, neste segundo trimestre, subiram mais 8%.
O turismo alemão, que era pouco expressivo nestes barcos-hotel, triplicou desde 2010. "O negócio low cost de transporte aéreo foi a grande ferramenta de transporte de massas para esta região", declarou Joaquim Gonçalves. "Há trabalho dirigido ao Douro e não o contrário", afirmou, explicando que, analisando os dados, se pode concluir que "os turistas preferem poupar na viagem para gastar no hotel".
"A privatizar o aeroporto de Sá Carneiro, que se privatize a parte comercial - o estacionamento e o retalho - que representa 50% do volume de negócios", defende o presidente do IPTM. A maior parte dos turistas que chegam ao Norte pelo aeroporto do Porto - cerca de 70% - viajam em lazer, indicou o presidente do Turismo do Porto e Norte, Melchior Moreira.
Esses turistas que, em média, gastam 580 euros em menos de dois dias, "são a grande alavanca da economia regional e nacional", sublinhou ainda. Os responsáveis falaram do crescimento do turismo regional durante o lançamento de uma emissão filatélica especial dos CTT, composta por quatro selos alusivos à região do Douro.