26.7.12

Mafra corta nas taxas de construção em defesa da economia local

in RR

Em Maio, o número de desempregados no concelho atingiu 3.012 pessoas, de acordo com dados do Instituto de Emprego e formação Profissional.

Câmara de Mafra decidiu isentar o pagamento de taxas de construção a partir de 1 de Agosto e até ao final do ano, como medida de incentivo à economia e ao sector da construção civil.

Após aprovação pela Câmara e pela assembleia municipal, a medida entra em vigor no próximo mês e engloba as taxas referentes a obras de construção, ampliação, reconstrução ou alteração de edificações. Em comunicado, a autarquia revelou que, com a medida, "pretende contrariar a tendência de contracção da economia e promover a oferta de emprego".

A Câmara defendeu que "no sector da construção, o estímulo à realização de obras produz efeitos imediatos na dinamização da economia local, nomeadamente na prestação de serviços nas áreas da arquitectura e da engenharia, nas empresas metalúrgicas e de madeira, no comércio de electrodomésticos e de artigos para o lar e na actividade da restauração".

De acordo com a autarquia, o número de alvarás emitidos tem vindo a ter uma "acentuada quebra" desde 2009, ano em que foram emitidos 209, seguindo-se 139 em 2011 e 47 no primeiro semestre deste ano, "sinal da recessão económica".

Em Maio, o número de desempregados no concelho de Mafra atingiu 3.012 pessoas, de acordo com dados do Instituto de Emprego e formação Profissional.