31.7.12

Projeto 'Envelhecimento + Ativo' na UMinho

in Correio do Minho

Os Serviços de Acção Social da Universidade do Minho (SASUM) estão a levar a cabo o Projeto 'Envelhecimento + Ativo'. Este surge de uma cooperação transfronteiriça entre Portugal e Espanha, no âmbito do Projeto POCTEP visando oferecer à comunidade idosa de ambas as regiões uma semana de sessões informativas que terá como base o alerta para hábitos de vida saudável.

O Programa decorrerá de 30 de julho a 10 de agosto e de 27 a 31 de agosto, durante 3 semanas, sendo que em cada semana a UMinho recebe cerca de 140 séniores que terão sessões informativas, atividades desportivas e atividades culturais, para além de promover a socialização desta população.

O programa de atividades é composto por: “Manhãs ativas” com uma palestra integrada sobre “vida ativa”, “saúde e atividade física” e “ saúde e nutrição”; “Tardes culturais” com visitas guiadas a diferentes locais das cidades de Braga, Guimarães e Esposende; e “Noites livres”, com pequenos passeios e ações de convívio e lazer.

Hoje decorreu o primeiro dia da atividade e o Campus de Gualtar ganhou “nova vida”, apesar da idade dos participantes “são idosos muito animados, muito ativos” referiu Marisa Andrez, uma das responsáveis dos SASUM pela atividade. Com séniores das duas nacionalidades, das regiões da Galiza e Norte de Portugal, os cerca de 140 participantes que vieram passar estas miniférias nesta primeira semana provêm de instituições tais como: UDP La Coruña; Concello de Carballo; Malpica de Bergantiños; Sta Casa Misericórdia Arcos Valdevez; Lar VilaGerações; Ass. Dinam. Interesses de Basto; Centro Social de Nespereira; Fundação BomFim; Ass. Desenv. Das Comunidades Locais; e ARC Arco de Baúlhe. Segundo a responsável, “este primeiro dia correu muito bem, temos uns mais ativos que outros, mas todos dentro das suas possibilidades são bastante participativos” referiu.

Amanhã, o dia incluirá uma palestra, um passeio pelo Bons Jesus e um passeio pela cidade.
A participação no programa é completamente grátis para os participantes, incluindo para além das atividades, alimentação, alojamento e acompanhamento por técnicos de atividade física para a 3ª idade, enfermeiros, nutricionistas e animadores turísticos. O alojamento decorre nas Residências da Universidade do Minho (UMinho) com pensão completa, sendo as refeições efetuadas nas Unidades Alimentares dos SASUM, exceto nos dias em que a atividade decorrerá à beira mar.


Objetivos do programa:

Desenvolver uma estrutura de cooperação institucional no âmbito da utilização conjunta transfronteiriça de equipamentos e serviços sociais; Melhorar a informação sobre os hábitos de vida saudáveis destinadas à população idosa, nomeadamente no âmbito da alimentação saudável, exercício físico, atividade intelectual, etc; Desenvolver o intercâmbio cultural e geracional; Criar um programa de atividades com participação ativa dos idosos no âmbito da atividade desportiva, cultural e recreativa e ensino para a prática de rotinas diárias positivas; Motivar e prevenir os participantes para a melhoria e manutenção da condição biológica, intelectual e emocional; Reforçar a autoconfiança dos participantes ao nível das suas capacidades e desenvolver a sua inteligência emocional; Estabelecer laços sociais com pessoais provenientes de outros locais e culturas diferentes; e Desenvolver as sessões informativas destinadas aos idosos numa perspetiva mais intensiva