in iOnline
Mais de 200 jovens podem inscrever-se em 12 cursos técnicos que a Associação Empresarial da Região de Lisboa (AERLIS) promove a partir de setembro, ao abrigo de um protocolo com o IEFP que vai ser hoje assinado.
Os cursos de informática, metalurgia e metalomecânica, eletrónica, têxteis, comércio e marketing, entre outros, podem ser frequentados por 240 jovens entre os 16 e os 25 anos, com o nono ano, que receberão uma bolsa de formação de 315 euros.
A formação, que dará direito a uma dupla certificação, será assegurada pela AERLIS e a bolsa de formação será financiada pelo Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP), no âmbito do protocolo que será hoje formalizado entre as duas entidades.
Vitor Ventura Ramos, presidente da Comissão Executiva da AERLIS, disse à agência Lusa que o objetivo "é qualificar estes jovens para que integrem a força ativa de trabalho".
"O protocolo de colaboração resulta da necessidade de elevar os níveis de qualificação dos jovens portugueses, sendo esta uma condição fundamental para a estratégia de crescimento económico e de coesão social do País", afirmou.
Ventura Ramos salientou que este tipo de aprendizagem, que tem uma parte teórica e uma parte prática nas empresas, garante uma taxa de empregabilidade superior a 80 por cento.
A AERLIS trabalha com 84.000 empresas e, por isso, tem facilidade em colocar os formandos em aprendizagem prática nas empresas, "o que lhes facilita depois a integração no mercado de trabalho", segundo Ventura Ramos.
A AERLIS integra a Confederação Empresarial portuguesa (CIP).