27.7.12

Portugueses acreditam que crise ainda vai afectar mais o mercado laboral

Por André Arede Sebastião, in Público on-line

De acordo com um Eurobarómetro divulgado esta sexta-feira em Bruxelas, 78% dos portugueses pensa que o cenário actual se irá deteriorar ainda mais.

Portugal lidera a lista dos países mais pessimistas quanto aos efeitos que a crise ainda trará ao sector laboral, seguido pelo Chipre e pela Grécia, com 77% dos inquiridos a acreditar no mesmo cenário, e pelo Reino Unido (73%).

O Eurobarómetro refere que “a visão de que o impacto da crise no trabalho atingiu o seu expoente máximo” só é partilhada maioritariamente em três países: a Bulgária, a Estónia e a Dinamarca.

Num segmento do estudo que analisa os três maiores factores que preocupam os cidadãos de um país, Portugal mantém a tendência ao eleger o desemprego (68%), a situação económica (37%) e a subida dos preços (25%).

O Eurobarómetro adianta que “o desemprego foi o indicador mencionado mais frequentemente pelos 17 estados membros” e destaca que os recordistas na preocupação face a este indicador são a “Espanha (76%), Portugal (68%), a Suécia (63%) e a Irlanda (62%).”

De acordo com o estudo mais de 8 em cada 10 europeus pensam que os Estados-membros da UE deviam trabalhar de forma mais próxima no combate à crise, e mais de metade considera que a UE vai tornar-se mais forte e robusta a longo prazo.