26.7.12

Silva Peneda: insistência em aprofundar reforma laboral não faz sentido

in TSF

O presidente do Conselho Económico e Social, Silva Peneda, diz não compreender a insistência na necessidade de mais reformas laborais em Portugal.

Em declarações à TSF, Silva Peneda diz-se surpreendido com estes conselhos da OCDE e explica porquêSilva Peneda defende que o reanimar da economia portuguesa não pode ser feita à custa da perda de direitos dos trabalhadoresArménio Carlos, da CGTP, diz que esta é uma consequência natural das opções do GovernoQuanto ao alargamento do corte dos subsídios aos privados, Arménio Carlos considera que esta situação só viria piorar a situação económica do país

Aos olhos do presidente do Conselho Económico e Social, a insistência na necessidade de aprofundar a reforma da legislação laboral não faz sentido. Este é um dos conselhos da OCDE num relatório divulgado hoje.

Em declarações à TSF, Silva Peneda defende que o reanimar da economia portuguesa não pode ser feito à custa da perda de direitos dos trabalhadores.

Do lado da CGTP, Arménio Carlos garante que não ficou surpreendido com as previsões da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico. O secretário-geral da Inter afirma que esta é uma consequência natural das opções do governo.

Quanto ao alargamento do corte dos subsídios aos privados, um cenário considerado razoável pelo economista-chefe da OCDE, em declarações à agência Lusa, Arménio Carlos considera que só viria piorar a situação.

Para João Proença, da UGT, estes números coincidem com as previsões feitas ao longo do ultimo ano pela OCDE e não surpreendem.

A OCDE é a primeira instituição a antever a continuação da recessão no próximo ano com uma quebra de 0,9% no PIB, sendo que também é previsto um nível brutal de desemprego para além da barreira dos 16 por cento.