27.7.12

Mais de metade da população portuguesa está em risco de pobreza

in RR

Presidente da Rede Europeia Anti-Pobreza na Europa alerta para o facto de a crise, a par das medidas de austeridade, estar a agravar a já difícil situação de crianças e idosos.

Mais de 50% da população portuguesa está em risco de pobreza ou vulnerável. O alerta é feito pelo presidente da Rede Europeia Anti-Pobreza na Europa, Sérgio Aires.

“Os últimos números conhecidos são 18%, mas além de se referirem a 2010, reflectem apenas uma parte do problema, pois a linha de risco de pobreza deixa muita gente acima dela por alguns euros", considera o sociólogo, para quem as estatísticas continuam a não mostrar a verdade do problema.

"Se fizéssemos umas contas um bocadinho diferentes, poderíamos verificar que uma parte substancial da população portuguesa, mais de 50% provavelmente, está em situação de risco de pobreza ou em situação de grande vulnerabilidade, devido ao impacto da crise a partir de 2009”, sugere, em declarações à Renascença.

Sérgio Aires alerta ainda para o facto de a crise, a par das medidas de austeridade, estar a agravar a já difícil situação de crianças e idosos em Portugal: “Se a pobreza infantil e a dos idosos já era um problema bastante grave, actualmente é ainda mais grave”.

O presidente da Rede Europeia Anti-Pobreza fala em retrocesso e reconhece que os objectivos da Estratégia Europeia até 2020 estão em causa. No caso de Portugal, o compromisso implicaria a redução de 200 mil pobres nos próximos oito anos.

Sérgio Aires, agora à frente da estrutura europeia, apela a uma resposta dos 27 para que se faça alguma coisa em concreto e critica o corte nos apoios sociais, porque os mecanismos de protecção social são também um sinal de riqueza.