in RR
Sistema indica a postura de cada pessoa e, no caso de quedas, dá o alerta para um computador ou telemóvel.
A Universidade de Aveiro está a desenvolver um alerta para quedas de idosos. O sistema envolve dois pequenos dispositivos integrados em tecidos.
O sistema de monitorização contínua, desenvolvido por investigadores do Instituto de Engenharia Electrónica e Telemática (IEETA) da Universidade de Aveiro, atinge sensibilidades acima dos 90% para a detecção de postura e 80% para a detecção de quedas.
"Ainda estamos em fase de desenvolvimento, mas o objectivo é que venha a ser produzida uma peça de roupa que integra os módulos, para enviar a informação para um computador ou outro dispositivo de um familiar ou instituição", disse à agência Lusa Óscar Pereira, que integra a equipa responsável pelo projecto.
Segundo este investigador da Universidade de Aveiro, o sistema indica a postura de cada pessoa e, no caso de quedas, dá o alerta para um computador ou telemóvel. Simplicidade, baixo custo e eficácia são características do sistema, que foi já distinguido com o prémio para a melhor demonstração de "tecnologia vestível" para saúde personalizada, no âmbito de uma conferência internacional realizada no Porto, entre 26 e 28 de Junho.
Desenvolvido no âmbito do projecto "Vital Responder", que surgiu na sequência do "Vital Jacket" (que monitoriza sinais vitais), o sistema tem financiamento do programa Carnegie-Mellon Portugal, sendo o IEETA o parceiro líder de projecto, que envolve as universidades do Porto e de Carnegie-Mellon, nos Estados Unidos, além da empresa Biodevices, "spin-off" da Universidade de Aveiro.