3.9.12

Linha telefónica de apoio a idosos em Cascais recebeu mais de uma centena de chamadas

in Diário de Notícias

A linha de atendimento telefónico especializado para apoiar e dar informações a idosos do concelho de Cascais recebeu nos seus primeiros cinco meses de funcionamento mais de uma centena de chamadas.

Segundo informação disponibilizada à agência Lusa pela Câmara de Cascais, a Linha Sénior Cascais, que no domingo completa seis meses desde que foi apresentada oficialmente, atendeu, até ao final do mês de julho, 119 chamadas de novos utilizadores.

A maioria dos idosos, adianta a autarquia, telefona para pedir esclarecimentos sobre programas de voluntariado e devido a situações que envolvam articulação com o número de urgência do 112 e com a Polícia de Segurança Pública (PSP).

De acordo com o presidente da Câmara de Cascais, Carlos Carreiras, os números conseguidos por este serviço de atendimento especializado a idosos cumprem as expectativas, embora haja uma intenção de aumentar a divulgação.

"Os números estão em linha com aquilo que esperávamos e, na nossa análise, mostram que a linha é aquilo que tem que ser, um recurso de última instância, e que, apesar do relativo sucesso do programa, não podemos descansar na tentativa de fazer chegar a mais pessoas a informação sobre a existência desta linha", refere o autarca numa nota escrita enviada à Lusa.

Segundo Carlos Carreiras, serão lançadas "em breve" campanhas de divulgação sobre este serviço de atendimento, porque, esclareceu, "há idosos que têm alguma resistência em se registarem na linha, com receio de que, por um lado, sinalize a terceiros uma situação de abandono familiar e, por outro, que provoque desresponsabilização das suas próprias famílias".

A Linha Sénior Cascais foi criada, no final de Fevereiro, com o objectivo de promover o envelhecimento ativo e combater a solidão dos idosos.

Saber as consultas médicas ou onde podem ir para um tipo de tratamento específico, pedir informações sobre as suas reformas e subsídios, saber onde existem centros de dia ou academias sénior e saber onde podem fazer voluntariado são algumas das funcionalidades deste serviço.

No entanto, a linha de atendimento (número 214576768) está disponível também para aqueles que apenas querem conversar.

O serviço funciona de segunda a sexta-feira das 09 horas às 20 horas e aos sábados, domingos e feriados das 09 horas às 12 horas.