3.9.12

Projecto ‘Envelhecimento + Activo’ tornou idosos mais activos

in Correio do Minho

Três semanas depois chegou ao fim o ‘Envelhecimento + Activo’, projecto que abrangeu 400 idosos e 30 monitores do Norte de Portugal e da Galiza que praticaram, aprenderam e vão certamente adoptar no futuro hábitos de vida mais saudáveis.

O ‘Envelhecimento + Activo’ surgiu de uma cooperação transfronteiriça entre Portugal e Espanha, no âmbito do Projecto POCTEP e visou criar na comunidade idosa de ambas as regiões hábitos de vida saudável e detectar questões relativas à dependência desta população, ou seja criar mais qualidade de vida junto destes. Um dos aspectos destacados pelos promotores desta actividade foi “a troca de experiências que proporcionou uma interacção muito positiva não só entre os seniores, mas também entre estes e os monitores que os acompanharam, na sua maioria pessoas jovens”.

Neste projecto ambas as partes ficaram a ganhar, o que segundo Fernando Parente, responsável dos Serviços Desportivos da Universidade do Minho “tem um efeito multiplicador” pois os que participaram, tanto idosos como monitores, vão voltar para as suas instituições e transmitir o que aprenderam, vão pensar e desenvolver actividades que vão de encontro aos objectivos do p rograma, ou seja, um “envelhecimento mais activo”.

Para além disso, os participantes conheceram mais um pouco do mundo universitário, pois neste projecto, para além de muitas das actividades desportivas, lúdicas e informativas que decorreram no campus universitário, os seniores fizeram as refeições e dormiram na cantina e na residência universitária, respectivamente.
Com esta experiência os participantes saíram com certeza “mais ricos” dizia Maria da Conceição, uma das monitoras que veio com os participantes de Vila Nova de Cerveira. Para além de terem saído da sua instituição, para a monitora “esta foi uma semana muito positiva em todos os aspectos” sendo o maior ganho que levam, a nível psicológico, pois “sentiram-se como um pássaro a voar” afirmou a monitora.

No final das três semanas, o balanço dos promotores “é extremamente positivo”. Nos participantes as opiniões foram unânimes “uma experiencia maravilhosa” dizia Estrella Docampo que veio do Concello de Carballo, Galiza.
“Foi uma semana muito positiva e salutar que superou certamente os objectivos e no meu caso as minhas expectativas” disse Augusto Marques.