11.10.12

Polícia Municipal do Porto desmonta tenda onde vivia família com seis crianças

Por Patrícia Carvalho, in Público on-line

Pelas 9h30, um contingente policial instalou-se no bairro municipal e funcionários da Câmara do Porto começaram a desmontar a tenda em que Mariano vive com a mulher e seis filhos menores desde Julho deste ano. Depois de alguns momentos iniciais de tensão, a operação decorreu sem problemas, e pelas 11h já não havia agentes policiais ou funcionários da autarquia no local, com excepção do comandante.

Ajudado por familiares, Mariano arrumou os haveres no furgão que possui e deixou sofás e uma mesa no mesmo local onde tem vivido nos últimos quatro meses, prometendo voltar a montar a tenda ainda hoje. Em redor, vários vizinhos assistiam, consternados, à operação, clamando por uma solução para a família. “Isto é pobreza, sabe? Não é mais nada. São pessoas educadas, que têm os filhos bem tratados e que não causam problemas. Onde está a coisa que tanto se diz de acudir aos pobres?”, lastimava-se Branca, de 63 anos, moradora no bairro.

Conforme o PÚBLICO hoje noticiou, a família vive há quatro meses numa tenda no Bairro do Cerco, onde tem parentes, depois de ter sido despejada de uma casa que deixou de poder pagar com a redução da prestação do Rendimento Social de Inserção de que auferia.

A família já entrou com um pedido de habitação na empresa municipal Domus Social, mas, segundo uma resposta enviada ao PÚBLICO pelo gabinete de imprensa da Câmara do Porto, este não deverá ser atendido, uma vez que o agregado familiar não apresentou qualquer documento comprovativo de que residira na casa, em Campanhã, de onde foi despejado. A Domus indica ainda que a família não preenche “o requisito de residência legal e permanente no concelho há, pelo menos, cinco anos”.