in Jornal de Notícias
O prémio Nobel da Paz 2012 foi atribuído à União Europeia pelo contributo para a paz, para a reconciliação, para a democracia e os direitos humanos, anunciou, esta sexta-feira, a Academia Real Sueca.
"A união e os seus precursores têm contribuído, há mais de seis décadas, para o avanço da paz e da reconciliação, da democracia e dos direitos humanos na Europa", escreve o Comité Nobel norueguês no comunicado em que anuncia o prémio.
A União Europeia (UE), um projeto concebido inicialmente para impedir o surgimento de novas guerras na Europa, contribuiu para estabilizar o continente, considerou o Comité Nobel.
Esta sexta-feira, soube-se o nome do vencedor do prémio uma hora antes do anúncio oficial, marcado para 10 horas.
A informação foi avançada pela estação de televisão norueguesa NRK, que noticiou ter a confirmação de que a União Europeia seria a laureada com o prémio Nobel da paz este ano. Há 50 anos que não havia uma fuga de informação sobre o vencedor do Nobel.
A temporada dos prémios Nobel 2012 começou na segunda-feira com o anúncio do Nobel da Medicina e termina no dia 15 com o da Economia.
O Nobel da Paz é o único que se anuncia e entrega fora de Estocolmo, por decisão expressa do fundador dos prémios.
Os prémios Nobel, criados em 1895 pelo químico, engenheiro e industrial sueco Alfred Nobel (inventor da dinamite), foram atribuídos pela primeira vez em 1901.


