por Lusa, texto publicado por Sofia Fonseca, in Diário de Notícias
Meia centena de pessoas carenciadas dos concelhos de Leiria, Ourém e Batalha vão receber gratuitamente um plano de saúde anual de uma clínica privada, informou hoje fonte da Conferência de São Vicente Paulo.
"Estamos a falar de famílias que foram afetadas pelo desemprego ou que não possuem médico de família e que estão em dificuldade", explicou Fátima Gameiro, presidente da Conferência de São Vicente Paulo de Santa Catarina da Serra, uma das freguesias abrangida pelo protocolo a assinar na sexta-feira, em Fátima.
O plano, que garante assistência médica às famílias pelo período de um ano, inclui consultas de Clínica Geral, serviço de enfermagem e análises clínicas, abrangendo agregados familiares até cinco pessoas.
"As famílias carenciadas, que foram sinalizadas pelas juntas de freguesia e pela Conferência de São Vicente Paulo de Santa Catarina da Serra, são oriundas das freguesias de São Mamede [Batalha], Atouguia [Ourém], Chainça e Santa Catarina da Serra [Leiria]", informou o administrador da CliniFátima Domingos Neves.
O responsável pelo estabelecimento de saúde esclareceu que a oferta de cuidados de saúde básicos corresponderia, em média, a uma despesa familiar anual na ordem dos 400 euros.
Esta ação, frisou, "visa cumprir uma missão de responsabilidade social", num momento em que "qualquer apoio prestado, em altura de crise e dificuldades, é precioso".