22.1.13

Cáritas ajuda a combater exclusão social de idosos em Évora

Rosário Silva, in RR

Novo espaço é gratuito, oferece muitas actividades e permite passar bons momentos em ambiente familiar.

A Caritas Diocesana de Évora abriu um espaço de convívio sénior para maiores de 50 anos para combater o isolamento e a exclusão social.

O espaço e as actividades são gratuitos e estão a dar os primeiros passos, mas já reúnem um pequeno grupo de senhoras e projecta um conjunto de actividades que abrem novas áreas de conhecimento para os mais velhos.

Fica em pleno centro histórico da cidade, precisamente na zona intramuros, onde são em número significativo, os que vivem sós.

De riso fácil e bem-disposta, aos 83 anos, Gertrudes Lopes é, por assim dizer, “líder” de um pequeno grupo de senhoras que começou agora a frequentar o espaço de convívio sénior da Caritas Diocesana de Évora. De manhã ou à tarde, o importante é o convívio e as conversas que roçam o quotidiano: “Da política não falamos, pois já estamos fartas. Falamos da nossa vida, de como economizar, o que havemos de comprar mais barato, o que havemos de fazer para o comer. É uma família.”

Uma família, que aqui encontra o afecto que, em muitos casos, não existe em casa, como se percebe pelas palavras da coordenadora pedagógica, Célia Costa: “Uma das necessidades que se coloca imediatamente é a de criar mecanismos de combate à solidão, ao isolamento, no fundo, à exclusão social.”

O projecto está no início. Há grandes expectativas para a sua expansão. Sofia Maximino é monitora neste espaço que também junta o ATL. Deixa exemplos de actividades que realizam: “Fazem trabalhos de artes manuais e informática. Fazemos várias técnicas, como a técnica do ‘découpage’, fazemos trabalhos em feltro, pinturas, coisas que não sejam assim muito elaboradas e que as senhoras consigam realizar.”

A Caritas Diocesana de Évora presta apoio domiciliário a cerca de 300 pessoas. Só no centro histórico da cidade são seis dezenas as que beneficiam deste apoio.