6.3.13

Há crianças que vivem sozinhas. Autoridades querem perceber onde

in RR

Levantamento nacional ocorre após a detecção em Sintra de 16 crianças, com menos de 10 anos, a viverem sozinhas, das quais sete têm menos de cinco anos. Todos estes casos estão agora resolvidos.

A Comissão Nacional de Protecção de Menores (CNPM) garante que está a avaliar a dimensão nacional do fenómeno das crianças que vivem sozinhas.

Só em Sintra foram detectadas 16 crianças com menos de 10 anos a viverem sozinhas ou a passarem grande parte do tempo sozinhas. Em sete dos casos, quase todos denunciados por vizinhos, os menores tinham menos de cinco anos.

O presidente da CNPM assegurou à Renascença que todos os casos estão já resolvidos. Armando Leandro refere que “os casos foram no concelho de Sintra, um concelho muito populoso, naturalmente os casos foram encaminhados devidamente às comissões e aos tribunais, e foram encontradas soluções no seio da família, com a ajuda da familiares e até vizinhas”, ou através da institucionalização das crianças.

A comissão de protecção de jovens em risco está já a fazer o levantamento a nível nacional, por forma a actuar com mais consistência. “Estamos a recolher os dados no país todo, queremos fazer uma análise global da situação de 2012 e do primeiro trimestre de 2013, e logo que os tivermos serão divulgados”, disse Armando Leandro, com a ressalva de que actualmente não é possível “avaliar a extensão do problema noutras regiões”.

A justificar esta realidade podem estar dificuldades económicas, por isso o responsável apela à população para que esteja atenta e denuncie todos os casos passíveis de actuação da comissão de jovens em risco.