24.5.13

Expofranchise oferece oportunidade de "criar o próprio emprego"

in RR

Neste evento vão estar representados sectores tão diversos como o dos serviços de gestão, arrendamento, mediação de obras e imobiliário, comércio especializado, tecnologia digital ligada ao marketing, moda e assessoria, distribuição e área financeira.

A Expofranchise arranca esta sexta-feira no Centro de Congressos de Cascais, oferecendo aos visitantes oportunidade de conhecerem durante dois dias 50 conceitos de negócio em franchising e, através do empreendedorismo, "criarem o seu próprio emprego".

O director institucional Instituto de Informação em Franchising (IIF), Carlos Santos, disse à Lusa que o franchising "não é imune ao clima económico, mas tem uma dinâmica própria que permite explorar as oportunidades de negócio que surgem mesmo em momentos de crise e possibilitar a quem quiser, desempregado ou não, ter o próprio emprego".

Trata-se de um evento transversal ao franchising, onde vão estar representados sectores tão diversos como o dos serviços de gestão, arrendamento, mediação de obras e imobiliário, comércio especializado, tecnologia digital ligada ao marketing, moda e assessoria, distribuição e área financeira.

Os visitantes vão poder assistir a conferências e "workshops" relacionados com a criação de novos empregos, como fazer um plano de negócios, conhecer o perfil de empresário, fazer uma auto-análise e saber quais os mecanismos de financiamento que existem, além dos disponibilizados pela banca, tema este que será abordado pela DNA Cascais. Haverá igualmente um painel de apoio à internacionalização para Angola.

Em 2012, existiam 558 marcas (nacionais e internacionais) que representam um total de 11.018 unidades, tendo o franchising sido responsável por uma facturação de quase 5.000 milhões de euros, isto é, 3% do Produto Interno Bruto (PIB) português. Nesse ano, o sector empregou mais de 64.000 pessoas, cerca de 1,4% do emprego total em Portugal.