28.5.13

Ministro pede investimento para ajudar a combater desemprego jovem

in RR

Álvaro Santos Pereira garante que Portugal apresenta "todas as condições, quer ao nível da competitividade, quer ao nível fiscal, para que as empresas invistam já".

O ministro da Economia pediu investimento em Portugal por parte do Banco Europeu de Investimento (BEI) para ajudar a combater o desemprego jovem. Um apelo feito por Álvaro Santos Pereira no seminário "Europa: as próximas etapas", em Paris.

"Queremos o seu investimento", disse o ministro da Economia, dirigindo-se ao presidente do BEI. Mas Werner Hoyer respondeu que "não existem soluções únicas, nem rápidas" e que é necessário "ir às raízes do desemprego".

Álvaro Santos Pereira explicou, em declarações à Lusa, que "não é possível lutarmos de uma forma sustentada contra o desemprego jovem se não tivermos, não só políticas activas de emprego, como a garantia jovem em vigor, mas principalmente temos que ter investimento".

O ministro da economia considera ainda que "a Europa só pode ultrapassar a situação actual se tiver mais investimento".

"Foi exactamente por isso, para tornar Portugal mais amigo do investimento, que nos primeiros dois anos de governação nos concentrámos com várias reformas estruturais, que já estão no terreno, e que irão dar os seus frutos a breve trecho", acrescentou.

O ministro garante que Portugal apresenta "todas as condições, quer ao nível da competitividade, quer ao nível fiscal, para que as empresas invistam já".

Álvaro Santos Pereira também presença marcada no encontro que se irá realizar a 3 de Julho, em Berlim, com os ministros da economia e do emprego dos estados membros, presidido por Angela Merkel.