28.5.13

É urgente dar aos jovens confiança e esperança no futuro»

in TVI

Presidente francês diz que a geração pós-crise não pode ficar sem perspetivas

O presidente francês, François Hollande, alertou esta terça-feira que é necessário «dar aos jovens confiança e esperança no futuro», na abertura do seminário «Europa: as próximas etapas», onde se discute o desemprego jovem na União Europeia.

Hollande considera como prioridades «o crescimento, o emprego e a esperança» numa urgência que existe na criação de postos de trabalho em França e na União Europeia, escreve a Lusa.

O presidente francês assume estar de acordo com Angela Merkel no que tem que ver com a criação de «um plano urgente que resolva o desemprego dos jovens na UE».

Nesse sentido salientou o encontro que se irá realizar a 03 de julho, em Berlin, com os ministros da economia e do emprego dos estados membros, presidido por Angela Merkel.

No primeiro ponto da programação do seminário «Europa: as próximas etapas», organizado pelo Instituto Berggruen, o tema debatido foi «O crescimento económico na União Europeia».

Este ponto contou com a participação dos ministros das finanças francês e alemão, a ministra alemã do trabalho, o ministro do emprego francês, o ministro do trabalho e das políticas sociais italiano e com o presidente do Banco Europeu de Investimento.

No encontro esteve ainda o ministro da Economia e do Emprego português, Álvaro Santos Pereira.

A ministra do Trabalho alemã, Ursula von der Leyen, defendeu a mobilidade dos jovens dentro da Europa na busca de emprego. «Temos que trabalhar em conjunto para criar emprego», afirmou a ministra alemã.

O presidente do Banco Europeu de Investimento, Werner Hoyer, considerou que a atual falta de emprego é uma «tragédia e uma ameaça ao projeto europeu».

«Corremos o risco que esta geração perca a esperança no plano europeu que tem vindo a ser traçado», acrescentou Werner Hoyer.

A opinião foi unânime entre os oradores: são necessárias reformas estruturais com o objetivo de criar uma economia mais ativa. Promover o crescimento e apostar na formação dos jovens europeus para que se tornem cada vez mais competitivos.

O ministro do trabalho italiano, Enrico Giovannini, alertou, como François Hollande, para «um grave problema de esperança» entre os jovens.

«Temos de salvar uma geração inteira de jovens, a geração mais letrada», acrescentou Enrico Giovannini.

Em março havia mais de 5,6 milhões de jovens com menos de 25 anos de idade desempregados na União Europeia, dos quais 3,6 milhões são referentes a países da zona euro.

Este nível de desemprego representa uma taxa de desemprego jovem de 23,5% na União Europeia e de 24% na zona euro.

A taxa de desemprego jovem em Portugal atingiu os 38,3% em março.